tratamento_endodontia

ENDODONTIA – por Dr. Rafael Hideki Kojima

O que é o tratamento de canal?

O tratamento do canal da raiz do dente é consiste na remoção da polpa dentária – o famoso “nervo”, onde contém toda vascularização que liga o dente ao resto do corpo. Uma vez que a polpa foi danificada, infeccionada ou necrosada, precisa ser removida. O espaço que fica vazio é descontaminado, remodelado e preenchido por um material obturador.

Quando é preciso realizar o tratamento de canal?
É preciso fazer tratamento de canal quando a cárie atinge profundamente o dente e chega à polpa dentária ou muito próxima a mesma. Há também casos em que há necessidade de realizar uma prótese dentaria e o dente em questão precisa de um pino ou núcleo e também realiza-se o tratamento de canal.

Quais os sintomas?
Em geral pode ocorrer desconforto, dor espontânea ou exacerbada com frio e/ou calor, ou ainda ao mastigar alimentos mais consistentes.

O tratamento dói?
Atualmente, graças às evoluções medicamentosas, técnicas e de diagnóstico, é bem menos provável que o paciente sinta dor. O tratamento, mesmo em casos complexos, oferece mais conforto aos pacientes.

Quanto tempo leva?
O tempo varia conforme a extensão da lesão e o nível de comprometimento e de raízes e/ou canais envolvidos. Pode durar de uma a três sessões e, em casos particulares, envolver outras etapas.

O que é feito no tratamento?
O profissional acessa uma cavidade para colocar os instrumentos e remover a polpa dentária. Depois limpa, desinfeta e remodela o canal e preenche com um material especial para não ficar desprotegido e ocorrer uma recontaminação.

Quanto tempo de recuperação?
Em termos do conforto é muito rápido, quase imediato, salvo situações extremas. A cicatrização das lesões causadas de origem endodônticas podem levar meses, em casos mais complexos.

O dente sempre escurece?
Graças às novas tecnologias e estudos, a técnica de acesso, instrumentação, descontaminação e a qualidade de obturação melhoraram e evoluiram, assim como a expectativa para essas variações de cor não ocorrerem foi para o mesmo caminho. Mas pode sim ocorrer o escurecimento se houver algum trauma ou hemorragia interna e o dente não for tratado.

O que poderá ocorrer se o tratamento de canal não for realizado?
Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter consequências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteremia (bactérias na corrente sanguínea).

Após as sessões de tratamento de canal é comum sentir dor?
Não. O que pode ocorrer nas primeiras 48 a 72 horas é ficar com uma sensação dolorosa decorrente de aplicação do anestésico e da manipulação do dente, que pode ser resolvida com analgésicos ou antiinflamatórios prescritos pelo profissional.