Ortodontia

ortodontia-estetica-21

Ortodontia é uma especialidade da odontologia que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção das maloclusões , má posição dos dentes e crescimento da face.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de higienizar, podendo ser perdidos precocemente devido à lesão de cárie e a doença periodontal. Também causam um estresse aos músculos de mastigação por não se encaixarem direito o que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência. O tratamento com o ortodontista melhorará a oclusão além da estética da sua mordida!

Ainda na infância, é indicado a consulta com a dentista, ela irá avaliar sua dentição decidua(dentes de leite) que dizem muito sobre como será a dentição permanente. é nessa epoca que é possivel corrigir a maioria das maloclusões, guiando o crescimento da criança para o correto.

O tratamento ortodôntico pode ser feito em todas as idades, desde que respeitados os limites biológicos de cada paciente.

Principais fatores que influenciam nas maloclusões :

– Respiração bucal

– Falta de amamentação natural(no peito)

– Hábitos parafuncionais como chupar chupeta por longos períodos

– Sucção digital(chupar os dedos) tomar mamadeira

Tipos de maloclusão:

  • Sobremordida – acontece quando os dentes anteriores, os dentes da frente da parte superior se posicionam muito à frente dos de baixo.
  • Mordida cruzada anterior –quando os dentes de baixo, ou um dente, está projetada muito à frente do dente de cima.
  • Mordida cruzada posterior – ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.
  • Mordida aberta – ao morder e juntar os dentes de trás, os da frente não se tocam, não fechando a mordida
  • Desvio de linha mediana – ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
  • Diastema – falhas, ou espaços, entre os dentes
  • Apinhamento – quando os dentes comecam a se sobrepor, um comeca a ficar por cima do outro vizinho, normalmente devido a falta de espaço na arcada .

Utilizamos diversos tipos de aparelhos, cada um com sua indicação correta, com base numa boa consulta inicial, documentação ortodôntica, correto diagnóstico e planejamento do caso. Marque uma avaliação para você e seu filho para o dentista tirar suas dúvidas.

Tipos de aparelhos:

– Aparelhos ortopédicos

– Aparelho fixo metálico

– Aparelho fixo estético

– Aparelho fixo com braquetes autoligados

aparelhos-orotodonticos ortodontia-aparelho-estetico